quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Fila Night Run - Curitiba

Corrida 13/2011 – Fila Night Run - Curitiba

Atletas HP se protegendo da chuva (bem) antes da largada


Minha primeira e única corrida de 10km no ano. A última vez que havia corrido a distância de 10km foi a mais de um ano, dia 22/08/2010, na 4ª etapa do Campeonato Adulto de Corrida de Rua de Curitiba (SMEL), na Igreja Batista do Bacacheri. Naquela corrida fiz o tempo de 40min25seg. Antes da corrida eu estava muito confiante para abaixar essa marca, visto que na última competição consegui meu record nos 5km, e o treinamento estava seguindo à risca.






Alongamento coletivo

Foi dia 01/10 à noite, no Jockey Club, mesmo local das corridas do Circuito Adidas. Durante o dia teve uma leve garoa, mas menos de uma hora antes da largada caiu a "chuva", o que prejudica e muito minha corrida (ainda tenho na lembrança a maratona de Florianópolis de 2008, onde quebrei na segunda metade, após largar e rodar todo tempo debaixo de água). Meu técnico, Leandro, ainda foi fazer o alongamento coletivo com toda a galera da corrida, lá no palco, tudo debaixo de chuva.


Fiz um pouco do alongamento, mas preferi um aquecimento, onde encontrei a Leticia Saltori (1ª colocada nos 5km) e o Henrique Artico (4º colocado nos 5km). Novamente procurei um bom lugar para largar, bem na frente. Dessa vez passei pela linha de largada com dois segundo e meio após a largada real (ou seja, larguei quase em cima do tapete de marcação).

Dentro da tenda. Ao fundo o técnico Leandro

Já na largada, visualizei a Dione D'Agostini, uma das melhores atletas do Paraná, que sempre termina na frente. Larguei e fui junto com ela, mas ela vai muito forte e consegui manter contato visual até quase a metada da prova, perto do km 4,8, onde passei com 18'37" no controle e a Dione 15seg antes. A partir daí fui mantendo o ritmo, consegui alcançar um atleta, ao mesmo tempo que outro me alcançou, porém no oitavo quilômetro os dois aumentaram o ritmo, fui junto, fechei com o melhor pace (3'23" nesse km), mas aí senti uma fisgada no abdômen e decidi reduzir a velocidade para não ter perigo de desistência. E é bem nesse momento da prova que é o pior, pois os primeiros colocados do percurso de 10km encontra os últimos colocados do percurso de 5km (imagine uma ferrari tentando ultrapassar vários fusquinhas em pista simples e sem espaço!!!!), sequer pedindo licença o pessoal não respeita os mais velozes. Já quase na chegada tive o incentivo do técnico Leandro, e por isso forcei nos últimos duzentos metros, onde só assim consegui o tempo que queria.


Mesmo com todos esses inconvenientes (chuva, dor no abdômen, e "retardatários"), mais uma vez ainda deu certo, e consegui o melhor tempo na distância... NOVO RECORD PESSOAL, e pela primeira vez abaixando para a casa de 38 minutos: 38min 57seg, média de 3'53"/km ou 15,4km/h (obs.: se eu conseguisse manter o ritmo dos oito primeiros quilômetros até o final, teria abaixado para a casa dos 37min - Ah, e a Dione terminou com 37'38").




Agradeço mais uma vez à Ecoverde Corretora de Seguros, empresa que me apoiou nessa prova, e ao treinamento repassado pelo Leandro Hadlich e sua equipe da HP Sports Assessoria Esportiva.


Parciais:
Km 1 = 3:31
Km 2 = 3:43
Km 3 = 3:35
Km 4 = 4:03
Km 5 = 4:17
Km 6 = 3:51
Km 7 = 3:59
Km 8 = 3:23
Km 9 = 4:19
Km 10 = 4:16

Resultado:
            3° de 162 participantes na Categoria
            14° de 1037 participantes no Geral 5km Masculino
            15° de 1470 participantes no Geral 5km

Informações da etapa:
            Resultados
            Site oficial
            Fotos Foco Radical
            Relato de Renata Gasparin
            Relato da Equipe Equipiazza
            Relato da Equipe Jacaré de Conga

Nenhum comentário:

Postar um comentário