terça-feira, 8 de maio de 2012

Campeonato Adulto SMELJ de Corridas de Rua - 1ª Etapa

Corrida 02/2012 – Campeonato Adulto SMELJ de Corridas de Rua - 1ª Etapa

Estréia de corridas de rua no ano, e primeira após abaixar dos 39min (Fila Night Run). Estava muito ansioso para saber como iria correr a distância de 10km, depois de uma "temporada" de base com várias provas curtas (5km), além que nesse percurso foi a única vez que fiquei entre os 10 melhores na categoria no Campeonato da Prefeitura (em 2010) e esperava repetir o feito.

Aglomeração da largada (eu estou ali atrás, à esquerda)

A corrida aconteceu dia 18/03, no Centro Politécnico (UFPR), Jardim das Américas. A largada, como sempre nas etapas da Prefeitura, foi tumultuada. Tinha separação por ritmo, mas poucos respeitam. Entrei no espaço de quem iria fazer abaixo de 4'/km, mas já após a buzina percebe-se que tem muita gente correndo bem mais lento!!! Isso vira uma bagunça nos primeiros metros. Quase ao meu lado, ainda na segunda lombada (uns 300m da largada), uma mulher caiu (não tive informações da gravidade). Até passar pelo primeiro quilômetro tinha que ficar desviando dos demais atletas mais lentos.


Largada

Mesmo assim consegui manter um bom ritmo. Passei pela metade da prova com 18min 37seg. Minha meta seria concluir abaixo de 38min (mesmo com um percurso díficil, com muitas subidas) e mantendo assim (ou até um pouco mais devagar) conseguiria atingir.




Quase chegando, e "voando"




Passando


Chegada


Por outro ângulo



Porém, é na segunda metade que estão as muitas subidas e as curvas em esquinas (também quebra o ritmo). Completamos o sexto quilômetro em um mega subidão. Ritmo foi lá embaixo!!! Alguns atletas me passaram. E assim fui indo até o final, sendo ultrapassado por vários outros (quebrei de um jeito...), mas ainda consegui fazer um sprint final (na descida tudo ajuda) e fechei em 39min 14seg (quase um minuto e meio mais rápido que em 2010: 40'38"), média de 3'55"/km ou 15,3km/h, mas não foi suficiente para repetir a colocação de dois anos atrás.


Com a medalha


Equipe HP Sports: Leando, Gabi e Camila

Agradeço mais uma vez à Ecoverde Corretora de Seguros, empresa que me apoiou nessa prova, e ao treinamento repassado pelo Leandro Hadlich e sua equipe da HP Sports Assessoria Esportiva.

Parciais:
Km 1 = 3:47
Km 2 = 3:32
Km 3 = 3:43
Km 4 = 3:43
Km 5 = 3:52
Km 6 = 4:13
Km 7 = 4:12
Km 8 = 4:11
Km 9 = 4:16
Km 10 = 3:45

Resultado:
13° de 157 participantes na Categoria
74° de 1.111 participantes no Geral Masculino
76° de 1.488 participantes no Geral

Informações da etapa:

2 comentários:

  1. Parabéns pelo bom desempenho César.
    E você citou que chegou quase um minuto mais rápido que em 2010 mais que não foi suficiente para repetir a colocação daquele ano e o fato é que os atletas vem sem preparando bem mais nos últimos anos. Tem certas provas aqui na minha região acontecem exatamente a mesma coisa.
    O jeito é nos prepararmos mais. hehe
    Mas, de qualquer forma, o seu tempo foi excelente, pois poucos conseguem fazer 10km abaixo dos 40 minutos.
    Grande abraço e sucesso.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tutta, obrigado.
    Até o final de 2010 só havia conseguido uma única vez abaixar de 40'. Em 2011 corri apenas uma e nesse ano já foram três (Fiz mais duas depois dessa, tentarei postar ainda essa semana), e em todas fiz abaixo de 40' (as outras duas foram recordes).
    Realmente o ritmo dos atletas está mais forte. Algo normal, e ainda vai melhorar muito (só ver a quantidade de concluíntes, aumentando todo ano). Além disso (esqueci de colocar no relato), mudei de faixa etária (estava na 25-29, agora estou na 30-34, mesmo tendo ainda 29 anos!! - é que considera a idade no dia 31/12 do ano corrente).
    Abraços,
    César Condrati

    ResponderExcluir