sábado, 24 de novembro de 2012

1º Treinão de Corrida de Montanha Trail Running Club - Morro dos Perdidos

1º Treinão de Corrida de Montanha - Morro dos Perdidos - Tijucas do Sul

Aqui nasceu a TRC (Trail Running Club) definitivamente. Pode até ter sido antes (ou até depois) no papel, mas foi o primeiro (pré) evento organizado por essa empresa, que tem muito a oferecer aos atletas.


Sítio Arca de Noé, local da largada e chegada do Treinão.

Foi dia 27/05, em Tijucas do Sul, mais precisamente no Sítio Arca de Noé, aos pés do Morro dos Perdidos. Serviu como um teste para a organização, que estava programando fazer uma corrida em montanha de verdade nesse mesmo local dentro de alguns meses. Por isso não buscou lucro. O custo (R$ 15,00, sendo R$ 5,00 à entrada no sítio) teve direito à 2 postos de água no percurso, frutas na chegada, um mapa da área e sorteio de brindes.


Antes da largada teve sorteio de brindes, reencontro entre os atletas (muitos já se conheciam), e o Ricardo Tourinho fez tipo um simpósio técnico, avisando sobre o percurso e as dificuldades. Teve três percursos, um curto com aproximadamente 4km, outro médio com 11km e o longo que deveria ter 15km. Eu, é claro, fui para o longo, que na verdade ficou um pouco mais de 13km.
Com os amigos Christoper, Adilson, Volpão e Ana.


Simpósio técnico e sorteio de brindes.
Todos os participantes do 1º Treinão.
Teve em torno de 30 pessoas, nos reunimos na rua para tirar uma foto coletiva, e logo em seguida foi dada a largada (sem muito blá-blá-blá). Devido não ter competitividade, não estar valendo nada, e estarmos entre amigos, fomos num grupo de umas cinco pessoas na frente, sem forçar muito.








Logo após a "largada".
Depois de quase um quilômetro correndo pela estrada de chão, entramos num trecho técnico de trilha (que por sinal a entrada estava mal sinalizada, o que deixou alguns em dúvida se entrava alí, e depois soubemos que outros foram reto, percorrendo um pouco menos). Nas trilhas também houve problemas nas fitas de sinalização, amarradas nas árvores, que de tão pequenas ficavam pouco visível. Para não errar o caminho tínhamos que prestar mais atenção nessas fitas, que no terreno em que pisávamos (e para quem corre em montanha sabe que é fundamental prestar atenção no terreno). Mas isso não tirou o mérito do treino, mas foi avisado à organização para que em eventos futuros não se repetisse.

Quase no final do primeiro trecho de trilha, atravessamos um pequeno riacho com água na altura da canela, onde tínhamos uma privilegiosa visão da Cachoeira do Rio Itararé, com 30m de queda e piscinas naturais.

Voltamos para a estrada de chão, quem faria o trajeto curto voltou para o ponto de partida, e nós seguimos morro acima, uns 2km subindo mais de 300m, agora num grupo de três pessoas (eu, Christopher e Adilson). Víramos à direita, e fomos através de trilhas abertas, e descampados. Logo em seguida percorremos pelas cristas dos morros vizinhos, mas ainda abaixo da altitude máxima que alcançamos através da face sul do morro (parte de trás) numa íngreme subida. Estávamos à 1.443m de altitude, e com 8km de percurso. O Christopher chegou primeiro e eu logo atrás. O Adilson havia ficado um pouco para trás.


Recompondo as energias após os 13km.

A partir daí... só descida. E que descida!!!! Praticamente 5km, e quase 700m ladeira abaixo. Fomos lada a lado eu e o Christopher. Horas ele me falava que estávamos à 20km/h!!! Joelho é que sofre nessas circunstâncias. A média nessa descida foi acima de 15km/h. Nos metros finais, já plano, fiquei um pouco à frente do amigo, mas chegamos juntos na fazenda, com 1h 32min, confraternizando esse ótimo treinão.


Parciais:
    Subida (7,9km) = 1h 12min (média de 9'06"/km)
    Descida (5,3km) = 20min (média de 3'48"/km)



Resultado:
    Fiquei em 1° dentre os participantes do percurso longo, mas não teve premiação por ser um treinão

Informações:
    Página da TRC no facebook
    Página do Grupo Corrida de Montanha no facebook
    Obs.: Precisa ter conta no facebook para acessar os links acima

Vídeo de apresentação da 1ª Corrida oficial da TRC = Perdidos Trail Run (eu apareço no minuto 5, correndo na crista, e no 6'50", já no topo do morro):

 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário